51 3284-1800

SindisprevRS OF

Vítimas pedem prisão preventiva de policiais de Jaguarão denunciados por racismo

COMPARTILHE:

As vítimas de ameaça de morte, tortura psicológica e tortura encaminharam à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul cópia da última correspondência com conteúdo ameaçador recebida pelo advogado Onir Araújo. O advogado defendeu e deu publicidade ao caso envolvendo o estudante baiano Helder, que foi vítima de tortura e racismo por policiais militares de Jaguarão.  

A última carta recebida, dia 07 de junho, partiu dos Correios de Pelotas, segundo apurou a vítima. Para a surpresa, o material foi postado na agência Bento Gonçalves, de onde partiram, em março, as correspondências com conteúdo também ameaçadores e racistas contra o estudante Helder Souza, que teve de deixar a cidade de Jaguarão em decorrência das ameaças de morte pelos policiais militares da cidade.
 
Em virtude das novas ameaças, as vítimas pedem ao Ministério Público Militar e à Justiça o afastamento e a prisão preventiva dos envolvidos, que já estão denunciados. A carta, em anexo, já foi entregue ao Chefe de Polícia do Estado, delegado Ranolfo Vieira Jr. O material foi encaminhado para perícia. Nesta segunda-feira (13), o advogado Onir Araújo encaminha um dossiê das ameaças ao promotor Luiz Eduardo de Oliveira, do Ministério Público Militar.
 
“Não podemos aguardar que uma tragédia se materialize. É dever dos organismos de Estado resguardar pela segurança das vítimas, bem como afastar do policiamento os PMs e determinar pela prisão preventiva dos policiais já denunciados pelo Ministério Público”, disse Silvia Vieira, diretora de Gênero e Combate à Discriminação Racial do Sindisprev-RS.

Imagens

CONTEÚDOS