Vitória parcial – TJ decide que IMESF é inconstitucional

O Tribunal de Justiça do Estado considerou inconstitucional na quarta-feira (19), o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF). O julgamento de mérito foi feito na noite da segunda-feira (17). Ainda cabe recurso em instância superior. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi movida pela Associação Brasileira de Usuários de Sistemas de Saúde (ABRASUS).

Segundo nota do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), publicada em jornais da Capital – A prefeitura de Porto Alegre apresentava o IMESF como solução para garantir médicos nas unidades, o Sindicato ressalta que o Instituto fracassou. Depois de dois anos, registra-se hoje que 25% das equipes do programa na Capital estão sem médico. A entidade aponta que a recente defesa da prefeitura de trazer médicos estrangeiros para atender a população surge com mais uma "falácia". "Temos o dobro do número de médicos preconizado pelo Ministério da Saúde. Falta tratar a saúde com seriedade e investimentos, contratando com salários dignos os médicos para o SUS", defende a nota.