51 3284-1800

SindisprevRS OF

XV Congresso alerta para a necessidade de união para enfrentar reformas do governo

COMPARTILHE:

Cerca de 400 servidores, delegados da Saúde, Previdência, Trabalho e Anvisa, além de observadores de outros estados estão reunidos em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, para participar do XV Congresso do SindisprevRS. O evento, que começou na noite desta sexta-feira (7), segue até domingo discutindo com especialistas e trabalhadores as reformas do governo e alternativas de luta para os trabalhadores.

Na mesa de abertura, os diretores do SindisprevRS e representantes de sindicatos de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará e da Fenasps alertaram para a necessidade de fazer uma reflexão sobre a situação política do país e sobre a necessidade de promover o enfrentamento e estabelecer uma grande luta a ser travada contra o governo golpista de Michel Temer, que quer retirar direitos dos trabalhadores, conquistados ao longo de décadas.

Regina Celia, representando  Fenasps, afirmou que é preciso discutir neste congresso um calendário de lutas para fazer o enfrentamento que deve ocorrer nos próximos meses e nos próximos anos. Vinícius do Sinsprev, de São Paulo, lembrou que a PEC 241, que congela os salários dos servidores por 20 anos, também afetará os demais trabalhadores, que dependem dos serviços públicos, acabando inclusive com a realização de concursos.

Na sequência, foi feita a leitura do regimento interno do XV Congresso, que após ser aprovado deu prosseguimento ao evento com a leitura de duas teses, apresentadas por Daniel Emmanuel (Alicerce e) Guilherme Giordano (Tribuna Classista), que guiarão os trabalhos do Congresso.

O XV Congresso do SindisprevRS segue neste sábado, a partir das 9h, com transmissão ao vivo via Youtube, com a Mesa: “A luta contra as reformas e a construção de alternativas para os trabalhadores”, que terá como palestrantes Elaine Pelaez, assistente social especialista em saúde pública e servidora do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro; Sara Granemann, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ e Glênio Ferreira, assessor jurídico do SindisprevRS e Fenasps. Na sequência será feita a análise da conjuntura, com debate coordenado por Carlos Lobão, professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia/PB e Amauri Perusso, que é pesquisador e sspecialista em Direito Constitucional.

Já na parte da tarde, a partir das 13h30, o evento continua com a Mesa: GEAP, FUNPRESP e aposentadorias, que terá como palestrantes: Djalter Felismino – diretor da Fenasps e SindisprevRN e Luís Fernando Silva – assessor jurídico Fenasps e SindisprevSC. Na sequência, a Mesa: gestão e adoecimento no serviço público: o assédio moral em debate, que terá como palestrantes Roberto Heloani, professor e pesquisador da UNICAMP, Tatiana Reidel, professora e chefe do departamento do Serviço Social da UFRGS e Fabiane Konowaluk Machado, pós-doutora em Psicologia Social e Institucional e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Saúde e Trabalho da UFRGS. Após, haverá realização de atividades em grupo de trabalhos.

Imagens

CONTEÚDOS