10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

O dia 10 de outubro marca o Dia Mundial da Saúde Mental, lançado pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992.  Desde então a data é lembrada pela defesa de uma das áreas mais negligenciadas pela saúde pública e de extrema importância para toda a população mundial. O intuito deste dia é ressaltar a importância do cuidado em saúde mental e incentivar o fortalecimento de ações que promovam o bem-estar físico, mental e social através de políticas públicas comprometidas com a saúde de todos.

Segundo a OMS, quase 1 bilhão de pessoas no mundo enfrentam transtornos mentais e em muitos casos acabam cometendo suicídio. O covid-19 tem acentuado a preocupação das autoridades de saúde mental aos danos psíquicos que este momento delicado na história mundial representa a todos nós. Exposto isso, é urgente termos um olhar atento e empático para essa dimensão da vida tão importante a fim de seguirmos bem e saudáveis.

No âmbito do funcionalismo público federal, atualmente observamos um aumento vertiginoso do número de casos de adoecimento psíquico em decorrência da intensa cobrança de metas, da perda dos espaços privados da vida em virtude das jornadas de trabalho remoto, dos movimentos de assédio por parte de chefias, dentre outros. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde do Trabalhador do SINDISPREV/RS, no âmbito de sua atuação junto à categoria de trabalhadoras e trabalhadores federais, enfatiza que o diálogo para uma saúde mental que represente os interesses da classe trabalhadora, compreendendo que uma sociedade sadia – não apenas fisicamente, mas, sobretudo, mentalmente – é fundamental para a construção da sociedade que queremos.

Assim, se você vê os impactos da jornada na sua saúde mental, converse conosco. O dia mundial da saúde mental é hoje, mas todos os dias são momentos necessários para o exercício do autocuidado e prevenção de agravos. Nos mande um email para o sst@sindisprevrs.org.br ou nos ligue/mande uma mensagem pelo 051 98425 6138.