24/10: DIA NACIONAL DE LUTA DO SERVIÇO PÚBLICO CONTRA A PEC 241

A FENASPS participou nesta quarta-feira(18) da reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) com as Centrais Sindicais, demais entidades de Servidores Públicos e Movimentos Sociais. No encontro, foi aprovado o calendário de mobilização, com definição pela realização do Dia Nacional de Luta, que ocorrerá em 24 de outubro, para intensificar esforços e articulação com Movimentos Sociais para construção da luta contra a PEC 241/16 nas ruas. A data foi modificada depois do anúncio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre a votação em 2º turno da proposta nesse mesmo dia.

Na reunião, também foram feitos relatórios sobre as atividades de cada uma das instituições participantes. A FENASPS informou ao FONASEFE sobre os seguintes pontos:

1) Indicação aos sindicatos estaduais para construção e realização de atos e mobilizações rumo à mobilização para a greve geral. Participação ativa na última manifestação em Brasília nos dias 12 a 15 de setembro de 2016.

2) Participação da Frente em defesa dos Anistiados.

3) Realização do Encontro Nacional dos Aposentados nos dias 14, 15 e 16/10/2016 culminando com ações no Congresso Nacional, realização de Audiência Pública no Senado, onde ocorreu discussão sobre aposentadorias, GEAP e contaminados da FUNASA.

4) Realização de Foruns contra a Reforma da Previdência a PEC 241/16 e todas as medidas que desmontam o serviço público e retiram direitos dos trabalhadores.

5) Realização de campanha contra a difamação aos trabalhadores do INSS, devido ao caso de dois trabalhadores, que estão respondendo PAD por ter concedido aposentadoria à segurada do INSS, a ex-Presidente Dilma Roussef. A partir de uma matéria veiculada pela revista ÉPOCA, os trabalhadores estão sendo acusados de conceder o benefício fora da Fila Virtual do INSS. A expectativa é de que seja definido o Dia Nacional de Luta e continuar firme na construção da greve geral.

Encaminhamentos da reunião:

1. Próxima reunião do FONASEFE está marcada para o dia 25.10.16, às 10 horas, na sede do ANDES-SN, com pauta a ser definida posteriormente;
2. 24/10 – Envio de representantes das entidades e chamamento dos servidores do Distrito Federal e Entorno para manifestação na Câmara
dos Deputados, com estrutura providenciada por cada entidade;
3. 24/10 – Realização de Atos nos Estados contra a PEC 241/2016, em unidade com os movimentos sociais;
4. 24/10 – Manifestação nos aeroportos do Distrito Federal e dos Estados, com faixas contra a PEC 241/2016;
5. Utilização de redes sociais (facebook, twitter etc.) e de mídias diversas para transmitir mensagens contra a PEC 241;
6. Apoiar as atividades do movimento da Auditoria Cidadã da Dívida Pública;
7. Fazer reunião para definir o funcionamento administrativo e financeiro do FONASEFE.

Veja o relatório e a carta às centrais sindicais na íntegra no anexo abaixo.

Anexos

18.10 – R….10).pdf