Dia do Trabalhador é sinônimo de Luta para os servidores

Um dia que poderia ser de comemoração, esse 1º de maio de 2024 não possui muitos motivos para serem exaltados. Infelizmente, a descrença com o atual Governo Federal é enorme, até esse momento, entre diversas categorias de trabalhadores do Brasil. Passamos anos sofrendo nas mãos de governos liberais e de extrema direita, vendo o desmonte das leis trabalhistas, ataques aos nossos direitos previdenciários e políticas que, comumente, só beneficiam as elites do país. E, agora, após o povo desse país colocar no poder Executivo um governo considerado progressista, justamente para fazer diferente e melhorar a condição de vida de quem mais precisa, não estamos vendo o Governo Lula agir verdadeiramente para mudar essa situação. Pelo contrário, o que estamos assistindo são inúmeras ações que só beneficiam a elite econômica, como por exemplo, manter 600 bilhões de isenções fiscais, principalmente, para o agronegócio e outros setores privados. Instituir políticas econômicas liberais (arcabouço fiscal), enquanto a população mais pobre precisa da mão forte do Estado Brasileiro, além de disponibilizar 5 bilhões para o fundo eleitoral – valor recorde – na história do país.

Para nós do funcionalismo federal é um momento de reflexão e crítica à dura conjuntura que vive o serviço público no país. Nunca fomos tão necessários, como no período pandêmico, e ao mesmo tempo tão desvalorizados pela gestão dos órgãos públicos federais. Somos uma categoria que não tem aumento de salário, acessa poucos benefícios – conquistados com muita luta – e que sofre com ambientes, condições e sistemas para trabalhar que são precarizados propositadamente pelo desmonte das políticas públicas e sociais no país. Enquanto o Governo Federal quer nos impor 0% de reajuste salarial, a elite do funcionalismo público está prestes a ter aprovado no Congresso um benefício que aumenta em 5% o seu salário a cada cinco anos (quinquênio).

Ainda assim, lutamos e enfrentamos as péssimas condições que temos para manter serviços e atender a população que mais precisa de nossa atenção.

Serviço público de qualidade é o buscamos oferecer à sociedade todos os dias, mas da porta para dentro sofremos com assédios, violências, desvalorização e discursos de ódio contrários aos servidores públicos e ainda por cima, temos que manter a produtividade, mesmo quando adoecemos (sim, somos cobrados por isso).

Por isso, hoje é dia de luta e de mobilização!

História do Dia do Trabalhador

Celebrado anualmente no dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador, remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem da data remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX. No Brasil, a data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores no começo do século XX, e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes. A data foi amplamente explorada durante a Era Vargas, sendo parte do projeto político desse governante. Atualmente, ela é feriado nacional por determinação de uma lei de 2002.