Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Hoje, 28 de junho, marca o dia internacional do orgulho LGBTQIA+. A data, nascida através das lutas dessa população, é um farol no mundo no que se refere à batalha cotidiana por respeito, igualdade e garantia de direitos, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero que se carregue. Os preconceitos enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ perpassam o ambiente familiar e desembocam na vida em sociedade. Um dos ambientes mais perversos é o mercado de trabalho, onde, muitas vezes, há barreiras para a entrada no mesmo, e, quando adentrando nesse espaço, encontram-se muitos obstáculos para sua continuidade. No serviço público essa realidade não é diferente, principalmente quando observamos as expressões disso na ocupação de cargos, nos movimentos de assédio moral, na não identificação de espaços seguros e acolhedores que permitam solidariedade entre colegas, no favorecimento de um processo de introspecção que tenta limitar a vida coletiva das pessoas LGBTQIA+ – sendo um espelho do que vivemos em sociedade – e que desembocam, consequentemente, em adoecimentos psicológicos e físicos, em afastamentos e em processos traumáticos de vida e trabalho cotidianos.
    Nossa categoria e diretoria são compostas por pessoas LGBTQIA+ e é exatamente por isso que hoje manifestamos nosso orgulho pela construção de uma cultura que seja inclusiva e socialmente diversa no campo do sindicato e da categoria em geral, pois acreditamos que é através da formação coletiva e diária que podemos superar as barreiras que o capitalismo impõe ao tentar nos fragmentar usando ferramentas como a lgbtfobia. Que possamos existir, resistir e lutar! Viva a luta das e dos trabalhadores LGBTQIA+ no Brasil e no mundo!