Eleições do SindisprevRS foram concluídas com sucesso

Mais uma eleição sindical está sendo concluída no SindisprevRS após as votações do dia 17 de novembro de 2022. Totalmente diferente das experiências anteriores, o processo eleitoral de Diretoria, Comissão de Ética e Conselho fiscal para o triênio 2022/2025 contou com tecnologias que permitiram a participação da categoria de forma digital.

O fim da votação ocorreu às 21h e o resultado saiu com brevidade. A Chapa “Construindo o Mudança e Renovação: Em Defesa dos Direitos e Liberdades Democráticas” foi eleita com 911 votos para exercer  mandato na Diretoria, 875 para o Conselho Fiscal e 865 para a Comissão de Ética. Confira neste link os dados detalhados da apuração.

A Comissão Eleitoral 2022/2025 aponta que este foi um momento desafiador, por conta da inovação e transformação de padrões, mas de resultado gratificante. Para Hélio de Jesus, um dos representantes da Fenasps na Comissão, “há uma satisfação em ver que o sindicato, apesar de todas as dificuldades conjunturais, consegue ter uma relação e reconhecimento da base da categoria.” De acordo com Hélio, eleições com chapa única geralmente têm menor apelo para que as pessoas participem da votação, mas ainda assim houve uma expressiva participação.

Uma questão levantada no Congresso Estadual do SindisprevRS e priorizada pela comissão eleitoral foi que o processo não fosse excludente com os filiados que porventura não conseguissem votar pela internet. Para evitar este problema, foram distribuídos pelo estado do Rio Grande do Sul 54 locais de votação presencial, com disponibilização de equipamentos e auxílio de mesários. Regina Lima Silva, também representante da Fenasps na Comissão eleitoral, aponta que a coleta de votos presencial foi importante para que as pessoas percebam que nada mudou: presencial ou digital, a eleição é necessária.

“A votação superou a expectativa da comissão. Mesmo com redução de filiados (o que é uma característica das nossas categorias), seja por motivo financeiro, seja por falecimento neste período da pandemia, o resultado significa que o sindicato cumpriu um papel, que foi estar próximo da base. Como Federação, agradecemos a confiança da direção e a todos os trabalhadores do sindicato, que participaram deste processo e facilitaram muito o trabalho da Comissão”, completa Regina.

Também foi uma preocupação que o software de votação fosse simples para facilitar o processo para o eleitor. Claudete Lazzeri, sócia e administradora da empresa InforBR, (que desenvolveu a plataforma de votação) explica. “Durante todo o processo que antecedeu a eleição, foram feitos vídeos explicativos e treinamentos à equipe de apoio para que no dia da votação toda e qualquer dúvida do sindicalizado pudesse ser esclarecida de imediato. A dedicação da comissão eleitoral foi extraordinária.”, aponta Claudette.

A votação foi feita através de um link encaminhado aos servidores aptos a voltarem via SMS e e-mail (também disponibilizado no site do sindicato) e 48h antes da eleição todos receberam o código individual de validação do voto. No dia da votação, o eleitor devia informar seu CPF e data de nascimento, acessando as opções de voto (chapa única, branco ou nulo). Após sua escolha, autenticava o voto com o código recebido e finalizava sua votação.

Apesar das transformações, o protocolo e valores básicos da democracia sindical estão sendo mantidos com muito empenho, como a preservação do sigilo do voto e a auditoria da votação, que foi realizada pelo Grupo HDI, uma empresa especializada em votação eletrônica e que garantiu a lisura do processo.

Para Alcieres Cardoso, membro da chapa Mudança e Renovação e também da gestão anterior, os processos de luta vivenciados nos últimos anos pela categoria foram muito intensos e, apesar das mudanças políticas, nos próximos anos a luta seguirá sendo necessária. “Agradeço os votos recebidos, a confiança da categoria e a participação de quem pode votar. Esse é o primeiro passo, a primeira participação na nova gestão. Que a categoria se mantenha engajada e atuante, pois a força do sindicato está na mobilização”, afirma.

As ferramentas digitais já vêm há algum tempo se fazendo presentes nas atividades sindicais, seja através das informações e avisos importantes que chegam através das redes sociais ou grupos de mensagens, seja com assembleias e reuniões híbridas que passaram a ocorrer quando a pandemia iniciou. Tudo isso em busca de acompanhar as transformações que ocorrem nas relações de trabalho dos servidores, cada vez mais conectados, mas priorizando sempre a democracia sindical, com participação acessível a todos os filiados. O triênio 2022/2025 está aberto, e conforme apontou o colega Hélio, “seguimos com a expectativa de que a mudança e a renovação realmente se estabeleçam na nossa conjuntura e na vida de quem é parte desta entidade.”

Calendário eleitoral

25/11 – Prazo para apresentação de recursos e homologação da chapa.

02/12 – Posse da nova diretoria.