Fala do ministro da Previdência é grave

SindisprevRS está tomando providências

O programa Fantástico denunciou na noite de domingo (09/04) esquemas de fraude envolvendo dados de aposentados e pensionistas. Na reportagem, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, realizou uma declaração de cunho grave em relação à categoria de servidores do INSS.

Sem apresentar provas, Lupi declarou que há uma parcela de servidores participando dos esquemas, que envolve compra e venda ilegal de dados e liberação de empréstimos consignados em nome das vítimas.

Em suas palavras, Lupi apontou “são criminosos, são bandidos que estão fazendo isso, se aproveitando de péssimos profissionais, indecorosos profissionais, que são minoria, graças à Deus, mas que se utilizam do acesso à informação para alimentar uma rede de criminosos”.

O SindisprevRS está tomando providências quanto a esta fala, tendo em vista a complexidade do tema, que envolve uma denúncia que vem sendo feita pelos servidores e sindicato desde a implementação do INSS Digital: as fragilidades dos aplicativos de acesso e sistemas de trabalho do INSS, que podem colocar em risco não somente os segurados, mas também servidores, enquanto mediadores da política de Previdência Social.

Assim que forem definidas ações frente à situação, serão divulgadas nas páginas oficiais do sindicato e aqui em nosso site.