Mês da Consciência Negra, votos negros e luta

Quis o destino que uma forte pandemia fatal acometesse a humanidade. Em razão disto, nações vão fazendo seus arranjos. No Brasil, ano de eleições municipais, a votação foi remanejada justamente para 15 de novembro às vésperas do dia 20. O mais irônico que novembro é marcado pela militância negra brasileira que se manifesta através das intensas lutas, transformando este mês num símbolo de resistência e combate ao racismo estrutural, o qual é negligenciado por nossas autoridades políticas ao longo de nosso processo histórico.

O fato é que no dia 20 de novembro trazemos a importante memória da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, e o significado de sua postura emblemática de resistência junto ao Quilombo dos Palmares.

A data fala da experiência de organização e luta da população negra no enfrentamento ao processo de escravização e, consequentemente, ao racismo. Neste novembro, mês da consciência negra, e também de eleições, temos a oportunidade de elegermos candidatos negros e negras e que representem os interesses no enfrentamento às desigualdades sócio raciais, produzidas pelas classes dominantes.

Estamos fazendo um novembro de memória e consciência, através da luta pela igualdade nas urnas. E, após o período eleitoral, é importante permanecermos mobilizados, organizados e atuantes no cotidiano por direitos e vida digna.