Nota de repúdio: atentado em Rio Grande

O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Rio Grande do Sul vem a público repudiar os atos terroristas noticiados pelos canais de mídia, ocorridos na cidade de Rio Grande no dia 15/03/2023.

Na manhã do dia 15, um artefato explosivo foi detonado no interior dos banheiros da Escola Juvenal Muller, localizada no centro da cidade. Um menor de 17 anos foi identificado como autor e apreendido pela polícia civil. Em cumprimento de mandado de busca e apreensão, foram encontrados na casa do menor produtos químicos e pregos utilizados para confecção do artefato, assim como armas caseiras, celulares, cadernos com anotações e desenhos com símbolos de conotação violenta.

Outras escolas foram ameaçadas por meio de redes sociais, criando um clima de insegurança junto à comunidade escolar do município. Sendo a Escola Lorea Pinto vandalizada na madrugada do mesmo dia.

Infelizmente, o fato não é isolado. Desde o início de 2022, grupos com orientação nazifascistas são monitorados por grupos de defesa dos direitos civis e pela Polícia Federal. O que não impediu que a Fundação Universidade do Rio Grande tivesse suas paredes pixadas com frases racistas e nazistas em janeiro deste ano.

Com pesar, essa ideologia ainda encontra adeptos no Brasil e, como em outros lugares do mundo, também há a presença de grupos neonazistas no Rio Grande do Sul.

Nos últimos anos, houve relatos de atividades de grupos neonazistas no estado, como a distribuição de panfletos e adesivos com símbolos e mensagens de ódio, ataques a locais frequentados por minorias como sinagogas e centros de cultura afro-brasileira, além de agressões verbais e físicas a indivíduos que não se enquadram no perfil racial defendido pelos neonazistas.

É importante destacar que o neonazismo é uma ideologia que atenta contra os direitos humanos e é condenada pela maioria das sociedades democráticas. É fundamental que as autoridades policiais e judiciárias atuem para prevenir e coibir as atividades desses grupos e punir os responsáveis por crimes de ódio e intolerância. Além disso, é preciso que a sociedade em geral se mobilize para combater o preconceito e a discriminação em todas as suas formas.

Este é o resultado de 4 anos de um governo de ultradireita, simpático aos movimentos de cunho supremacista/nazifacista/neonazista, embora tenham sido derrotados nas urnas, precisam ser derrotados como corrente ideológica.

Torna-se cada dia mais necessário um trabalho de conscientização junto à sociedade para o combate e a erradicação destas organizações criminosas no país. Em especial, junto aos jovens, seduzidos pelo discurso de uma sociedade melhor, baseada no modelo nazista.

Desta forma, o modelo de sociedade defendido pelos trabalhadores, baseado na igualdade, precisa ser difundido e chegar até a sociedade como alternativa à violência.

Fontes:

• Bombas e armas: Polícia Civil intercepta atentado na Escola Juvenal Miller, em Rio Grande | Polícia | Grupo Oceano, https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjNw5XSuun9AhWWBbkGHYV7B4kQFnoECAgQAQ&url=https%3A%2F%2Fgauchazh.clicrbs.com.br%2Fseguranca%2Fnoticia%2F2022%2F02%2Fdossie-neonazista-policia-identifica-40-moradores-do-rs-que-integram-grupo-extremista-na-deep-web-ckzrcn8mk002f015pmjdgdb5n.html&usg=AOvVaw0phY5MoujQ6hhQuo5zen8U
  • Jovem que planejava atentado em escolas de Rio Grande está internado na Case, afirma PC em nota | Rio Grande | Grupo Oceano, https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2023/01/furg-cria-comissao-para-apurar-autoria-de-mensagens-racistas-e-nazistas-encontradas-na-universidade-clcwg0zli004a018267zp82f8.html