Nota de solidariedade aos sem terra: Repúdio a ação assassina da Brigada Militar comandada pela governadora Yeda.

O trabalhador rural sem terra Elton Brum, 44 anos, assassinado na manhã dessa sexta-feira (21/08), pela Brigada Militar no despejo da Fazenda Southall na cidade de São Gabriel no interior do Rio Grande do Sul, foi morto com um tiro de calibre 12 pelas costas. A informação é do Deputado Estadual Dionilso Marcon (PT-RS), que acompanhou a identificação do corpo no hospital. Os 700 trabalhadores rurais sem terras que ocupavam a Fazenda desde quarta-feira passada (12/08), permanecem isoladas no local. A advogada das famílias só teve acesso à área no início desta tarde. O número de feridos com estilhaços, espadas e mordidas de cachorros é maior do que as catorze pessoas anunciadas pela Brigada.

A ocupação reivindicava a aplicação dos recursos para saúde, educação e infra-estrutura nos assentamentos da região e desapropriação do restante da Fazenda Southall e a liberação imediata, na Justiça, das fazendasAntoniazzi e 33, em São Gabriel, para o assentamento das famílias acampadas no Estado.
O SINDISPREV-RS apóia a luta dos trabalhadores sem terra em todo o país e condena veementemente os atos de banditismo da Brigada Militar por ordem expressa da governadora Yeda Crusius, que culminaram no frio e bárbaro assassinato de um trabalhador que lutava pelo direito a terra e ao emprego. O SINDISPREV-RS exige a imediata apuração dos fatos e a prisão dos marginais, comandante e comandados da Brigada Militar que executaram mais um trabalhador, contando com a inoperância da justiça e  a certeza da impunidade. Basta de violência, cadeia para os assassinos!

SINDISPREV-RS