Relatório da 2ª Reunião do Comando de Mobilização do INSS

Na noite dessa quinta-feira (18/04), ocorreu a segunda reunião do Comando de Mobilização dos servidores do INSS. O encontro acontece todas as quintas-feiras, às 18h no SindisprevRS.

Informes:

Foi trazido pelo diretor Daniel Emmanuel, representante do sindicato na Fenasps e integrante do coletivo do Mudança e Renovação, as informações diretamente de Brasília.

Daniel relembrou que foram detectados dois problemas na proposta de Termo de Compromisso apresentado pelo Governo Federal:

1. o governo condiciona a abertura das mesas específicas de negociação somente com entidades que assinarem do Termo;
  2. A não estipulação de prazo, por parte do Governo, para o encerramento das negociações nas mesas.

O diretor relatou que a direção da Fenasps decidiu marcar uma plenária extraordinária virtual para o dia 27 de abril, objetivando o debate e deliberações da categoria sobre o Termo de Acordo proposto pelo governo.

Segundo ele, o governo está pressionando e estabeleceu como prazo amanhã, dia 19 de abril, para que as entidades assinem o Termo de Compromisso.

O diretor também relatou que, em reunião nessa quinta-feira (18), entre o MGI, o Fonacate e Fonasefe, o Governo reafirmou que só estarão nas mesas específicas as categorias que assinarem o Termo de Compromisso. Diante disso, a diretoria da Fenasps decidiu que irá encaminhar ofício ao Governo manifestando, em um primeiro momento, que tem acordo com relação a parte da proposta que fala sobre os benefícios, mas que não concorda sobre o prazo das negociações nas mesas específicas. Nesse documento a Fenasps vai propor um prazo de no máximo 60 dias para o fim das mesas específicas de negociação, após a abertura das negociações.

Foi relatado que, através de um ofício, o Governo respondeu que não tem data para a marcação da 2ª reunião da Mesa do Seguro Social.

Também foi informado na reunião que a Plenária Nacional da Fenasps, que seria dia 19 de maio para eventual encaminhamento de greve, pode sofrer alteração de data, tendo em vista os acontecimentos mais recentes.

Por fim, foi informado que o diretor Thiago Manfroi foi convidado para fazer uma fala, em nome do coletivo Mudança e Renovação, numa atividade do INSS em Minas Gerais. Aproveitando a oportunidade foram realizadas visitas nos locais de trabalho do INSS em Belo Horizonte e Região Metropolitana para mobilização da categoria.

Encaminhamentos:

• Planejamento estratégico de comunicação para mobilização da categoria;
  • Mobilização nas redes;
  • Produção matérias gráficos (faixas, banners, panfletos);
  • Incentivar a participação de mais servidores do INSS no movimento de Estado de Greve.