Relatório da Assembleia Geral do SindisprevRS | 2 de março

Na Assembleia Geral do SindisprevRS, ocorrida no último sábado (02/03), foram discutidos e votados os encaminhamentos do dia, passados os informes de cada secretaria e feita uma análise da conjuntura política atual de interesse da categoria.

Encaminhamentos:
– Votado e aprovado, referendar o indicativo de greve (data de início) que será discutido na Plenária da Fenasps, agendada para o próximo dia 17.
– A Assembleia Geral deliberou que a eleição para a plenária da Fenasps de delegados se dará nas assembleias específicas de cada setor na proporção de 3 para Saúde, 3 para o INSS, 1 para o MTE e 1 para a Anvisa. Ainda sendo eleitos 2 suplentes / observadores na reunião de aposentados.
– Orientar a realização de reuniões nos locais de trabalho em todo Estado.
Principais Informes
– Foi relatado como andam as negociações nas Mesas sobre a proposta do governo para reposição e reajuste salarial.
– A secretaria da Saúde fez um relato de como foram os atos na Superintendência do Ministério da Saúde e no Hospital Presidente Vargas, além de reforçar o chamado para a reunião específica da Saúde no próximo dia 5 de março.
– A secretaria do Trabalho relatou que os servidores daquele ministério seguem na luta pela reestruturação da carreira.
– A secretaria do INSS informou que essa categoria continua negociando e pressionando o governo pelo cumprimento do Acordo de Greve de 2022.
– A secretaria da Anvisa relatou a dificuldade do órgão com a defasagem no quadro de servidores.

Análise da Conjuntura Política
Diante da atitude do Governo Federal em ignorar os servidores públicos federais e insistir na imposição de 0% de reposição salarial, a análise que foi feita apontou para o único caminho possível nesse momento: a realização de uma Greve Geral dos SPF´s, desde que se alcance uma mobilização forte entre os trabalhadores.