Saúde Mental: a meta principal é se cuidar!

Em virtude do Janeiro Branco, data simbólica que completa dez anos neste 2024, a atenção para a saúde mental no Brasil é ampliada. Tomando um foco maior, principalmente quando envolve saúde mental e trabalho, o SindisprevRS, por meio de sua Secretaria de Saúde do Trabalhador (SST), permanece atento ao tema, pois para além do mês campanhista, defendemos que a saúde mental requer atenção o ano todo, independentemente da ação em foco no Janeiro Branco. A SST tem buscado demarcar a relevância do debate e das reflexões sobre saúde mental, no percurso das ações desenvolvidas junto à categoria, especialmente no cenário atual, de produtivíssimo e precarização das condições de trabalho.

Entendemos que não há como ignorar a relação entre saúde mental e trabalho numa sociedade regida pelo capitalismo, na qual o servidor público é constantemente desvalorizado. É de se esperar que haja, para além da saúde física, impactos na saúde mental do trabalhador e da trabalhadora que vivencia, entre tantas dificuldades, também a precarização de seu trabalho e um cenário cada vez menos favorável à qualidade dos serviços públicos oferecidos à população e a manutenção de seus recursos.

O alerta surge a partir dos próprios atendimentos na SST, prestados aos servidores que apresentam esgotamento, reação grave ao estresse, ansiedade, e os mais diversos transtornos causados pelo trabalho. Observando a recente atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho, destacam-se os Agentes e/ou Fatores de Risco Psicossociais no Trabalho, que inclui elementos que envolvem desde a gestão organizacional, como a exigência do cumprimento de metas sem a devida contrapartida das instituições e, consequentemente, a realização de jornadas extenuantes, até os diversos tipos de assédio, levando a uma fragilidade das relações de trabalho que foram acentuadas, inclusive, após a implementação do teletrabalho, entre outros fatores que causam violência aos servidores. Esses elementos se relacionam entre si, e os reflexos atingem não somente o desempenho, a satisfação no trabalho, como repercute diretamente na saúde mental.

O adoecimento mental no e pelo trabalho, é uma realidade dura no serviço público, e a resistência do SindisprevRS, se materializa na luta diária, por melhores serviços públicos para a população e melhores condições de trabalho para os trabalhadores que operacionalizam esses serviços, oferecendo entre outros suportes, o cuidado com a saúde. A SST, por meio da equipe técnica, como instrumento dessa luta, está de portas abertas para acolher a categoria.

Neste ano de 2024, continuamos na trilha desse desafio e na defesa dos direitos dos servidores, buscando ampliar o trabalho sobre a saúde física e mental.

O adoecimento pelo trabalho não pode ser invisibilizado.

Sua saúde mental não vai bem? Venha conversar conosco. Nos contate via email: sst@sindisprevrs.org.br ou pelo telefone (51) 98425.6138 (disponível também em WhatsApp), ou na sede do SindisprevRS, das 8h30 às 18h.