51 3284-1800

SindisprevRS OF

Secretaria do SUS participa da 4ªCNGTES

COMPARTILHE:

O SindisprevRS participou da etapa Nacional da 4° Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ªCNGTES), realizada de 10 a 13 de dezembro de 2024, em Brasília. Participaram da Conferência os delegados eleitos nas conferências municipais, estaduais e convidados.

O SindisprevRS participou como delegado e também como convidado, através dos conselheiros dos Conselhos Municipais de Porto Alegre e Pelotas e do Conselho Estadual, órgãos que representam o controle social nas esferas municipal e estadual, e eleitos em Conferência Nacional Livre – Entidades Sindicais em Defesa da Democratização das Relações de Trabalho no âmbito do SUS (conferência organizada pela Fenasps, CNTSS e Condsef).

A Conferência teve a participação de mais de 2.500 pessoas entre delegados e convidados, representando 27 estados e o Distrito Federal, que debateram e defenderam as diretrizes e as propostas debatidas e aprovadas nas conferências municipais e estaduais.

Os representantes do Sindicato, por representarem os trabalhadores da saúde, debateram e encaminharam as diretrizes e propostas do Eixo II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.

Das propostas debatidas e aprovadas na Conferência Livre das entidades sindicais foram encaminhas à Conferência Nacional, onde 5 delas foram aprovadas. Na ocasião houve a distribuição de carta aberta elaborada pela representação do SindisprevRS quando da atuação na conferência.

A participação do Sindicato na 4ª CNGTES foi de grande valia e aprendizado. Além da participação nos grupos de trabalho com fortes debates e desafios sobre o futuro do SUS, saúde coletiva e das condições de trabalho em todas as esferas, o SindisprevRS esteve presente nas atividades da Frente Nacional contra Privatização da Saúde, que é um movimento bem articulado e organizado na luta pelo SUS, contra as privatizações e terceirizações do SUS. Lá foi encaminhada uma moção de Repúdio contra o fatiamento da rede de Hospitais Federais no Rio de Janeiro. A moção foi aprovada por ampla maioria na Plenária final.

Também foi encaminhada a necessidade da construção de uma carreira única para os trabalhadores do SUS, com salário digno, entrada através de concurso público, fim das terceirizações que precarizam os trabalhadores e desqualificam o trabalho

O sindicato também encaminhou a luta por um SUS humanizado, democrático e com controle social de fato e participativo que ofereça para a sociedade caminhos para garantir a Saúde que é direito de todos. Nossa saúde não é mercadoria e o SUS é a maior conquista da classe trabalhadora por isso defendê-lo é defender a vida!

A continuidade da 4ªCNGTES é a participação nas etapas municipais e estadual da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que terá como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª CNSTT será composta de três eixos de discussão:

  1. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
  2. As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
  3. Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social. As Conselheiras do Conselho Estadual, na representação do SindisprevRS estão compondo a comissão de formulação do documento orientador da 5 ªCNSTT na etapa estadual e municipal. As representações do SindisprevRS nos Conselhos Municipais e Estadual acompanham o dia a dia das dificuldades que os usuários enfrentam ao buscar atendimento e debatem com a sociedade as mudanças e ações necessárias para mudar essas dificuldades, especialmente no atendimento especializado, saúde mental e medicamentos especiais.

É importante a participação de todos nas etapas municipais para discutir e encaminhar as propostas. Somos contrários a toda a forma de terceirização. SUS ESTATAL, UNIVERSAL e INCLUSIVO!!

MAIS NOTÍCIAS

Reunião Híbrida do MTE dia 23/01

10ª edição do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS