Servidores fazem ato em defesa do Ministério do Trabalho

Na manhã desta segunda-feira (12), servidores do Ministério do Trabalho fizeram uma manifestação contra a extinção do Ministério e em repúdio às declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de que irá “incorporar o MTb a alguma pasta’’. O ato, que teve duração de aproximadamente uma hora, ocorreu em frente a Superintendência Regional do Trabalho e, após falas de servidores, diretores do Sindisprev RS e outros representantes de outras entidades sindicais, houve intervenção na Avenida Maúa com faixa e balões.

É fundamental destacar que diante de mais de 12 milhões de desempregados no país e depois da aprovação de uma reforma trabalhista que atacou diretamente os direitos dos trabalhadores, o Governo agora quer acabar com um órgão que já tem 88 anos de história na elaboração de políticas e das diretrizes para a geração de emprego e renda, atuando na fiscalização do trabalho, no combate ao trabalho análogo à escravidão e na garantia dos direitos trabalhistas.

Ao promover a extinção do Ministério do Trabalho, o Governo ataca profundamente os direitos fundamentais garantidos à classe trabalhadora. As instituições de proteção ao trabalho existem para garantir o pleno exercício dos direitos sociais que a Constituição de 1988 estabeleceu. Extingui-las significa atacar diretamente esses direitos.

O Governo deve ser “escravo da constituição”, e não transformar em escravos aqueles que significam a grandeza deste país: OS TRABALHADORES!

Não podemos aceitar esse retrocesso! Precisamos da união de todas e todos em defesa do Ministério do Trabalho e dos direitos dos trabalhadores brasileiros.

O momento é de mobilização e de fortalecimento da luta e da resistência!

Nenhum direito a menos!