O SindisprevRS esteve presente na noite de ontem (23), através dos Diretores Sandra Natividade e Gláucio Rodrigues, de uma roda de conversa organizada pelo “Coletivo em Defesa do SUS”. O evento, que aconteceu no Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFRGS, debateu o contexto de avanço das terceirizações e do “empresariamento” da saúde em Porto Alegre.

Para o SindisprevRS é fundamental discutir os impactos desse modelo de gestão na atenção primária, na vida da população e no futuro do SUS público.

A roda de conversa intitulada “Atenção Primária em Porto Alegre, um Retrocesso de 70 anos” teve os seguintes temas e debatedores:
Temário: “Desenrolando o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) de 2007: o que é possível fazer”.
Temário: Retrospectiva das lutas do Controle Social em defesa do SUS público.
Temário: Apresentação e análise dos 10 anos de pesquisa sobre a terceirização da Atenção Primária em Porto Alegre.
Debatedores:
Prof. Alcides Miranda Docente e pesquisador da UFRGS, vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva, representando o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Eugênio Couto Terra Desembargador do TJRS, Mestre em Direito pela UNISINOS, coordenador do Comitê Estadual da Saúde do CNJ/RS e membro externo do Comitê de Bioética do HCPA.