Na tarde do último dia 05 de fevereiro reuniram-se, no gabinete da Superintendência do Ministério da Saúde/RS as Diretoras do SindisprevRS Sandra Natividade e Silvia Araújo (Secretaria dos Trabalhadores do SUS), Ana Dal Lago (Secretaria de Assuntos Jurídicos) e a Dra. Fabiane Machado (psicóloga da Secretaria de Saúde do Trabalhador), juntamente com a os representantes do Ministério da Saúde, Maria Celeste da Silva (Superintendente do MS/RS) Luiza Costa (Gestão de Pessoas) e João Luiz Dornelles (logística administrativa).
A representação do Sindisprev/Rs levou para a administração as demandas dos servidores em relação à:
1- Estrutura física do prédio cristaleira, segurança e condições de trabalho;
Os servidores relataram ao sindicato princípio de incêndio num aparelho de ar condicionado, localizado na sala da Central de Atendimento ao Servidor no 13° andar e o que mais assustou e causou espanto foi não haver acionamento do alarme de incêndio por não estar funcionando. O incidente foi controlado e não causou grande estragos, mas os servidores constataram a falta de segurança do prédio, e diversas irregularidades como: prédio sem PPCI, não tem alarme, rotas de fugas com tapumes e bloqueadas por paredes, extintores de incêndio com carga vencida entre outros;
1.1 – Como solução imediata a administração colocou os servidores em trabalho remoto já que não há possibilidade de instalação de ar condicionado no prédio e o calor excessivo está adoecendo os servidores. Os casos em que não é possível o trabalho remoto, os servidores estão em rodízio comparecendo nos horários de menos calor no setor. A administração também apresentou preocupação com a segurança dos servidores no prédio Cristaleira.
2 – Centro de Atendimento ao servidor (CAS) –
Pelo princípio de incêndio o CAS foi transferido para a entrada do prédio no térreo. Os servidores lotados no CAS referenciaram a falta de condições de trabalho pelo calor excessivo no ambiente onde somente dois ventiladores podem ser instalados e não é possível instalar ar condicionado pois há problemas na rede e na estrutura. Também havia já a proposta do CAS ser no térreo para melhor acessibilidade para atendimento aos servidores. Como no CAS é necessário o atendimento presencial a solução imediata foi mudar o horário de trabalho;
2.1 – Como solução imediata foi consensuado a mudança de horário de atendimento para o turno da manhã das 8hs às 14 horas quando o calor é menor.
3- SIASS – O sindicato levou ao conhecimento da administração casos de servidores.
4. A representação do sindicato levou ainda situação de servidores que tiveram problemas de férias que mesmo solicitadas em tempo hábil não foram efetivadas.
5. Telefones –
O sindicato cobrou a necessidade de contato com os setores da administração. Foi respondido que não há telefone com ramais e somente um telefone que dá no Gabinete -3208-5365 para informações. Reafirmamos que o sindicato irá cobrar novamente na Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde a instalação de telefone fixo ou celular para atendimento externo dos servidores e pensionistas.
6. Também debatemos a necessidade urgente da instalação da Mesa Local de Negociação. Ficamos de levar a demanda para a reunião da Mesa Setorial na próxima semana dia 23/02; além de encaminharmos a questão da valorização dos servidores;
7. Seminário –
Construção conjunta com a SEMS/RS e o SindisprevRS de um Seminário que trate de assédios: Moral, Sexual, Gênero, Raça e Etarismo. Esse seminário será construído em conjunto com proposta de ser realizado em 02/04/2025.
As representantes do SindisprevRS relataram ainda que havia sido realizada no saguão do edifício Cristaleira reunião com os servidores do edifício, mas que somente compareceram os do INSS. O objetivo da reunião foi a preocupação com a segurança dos trabalhadores do prédio e de discutir e analisar juntamente com a Secretaria da Saúde do Trabalhador e os servidores a precariedade da estrutura do prédio e fazer encaminhamentos.
Como encaminhamento em relação à questão da segurança e estrutura do prédio ficou marcada uma reunião no sindicato com os servidores do INSS, representação do SindisprevRS e do Ministério da Saúde.