SindisprevRS instala Comando Estadual de Mobilização do INSS

Na noite dessa quinta-feira (11/04) o SindisprevRS realizou a instalação do Comando Estadual de Mobilização do INSS, após deliberação da Plenária Nacional da Fenasps.
Nos informes, foi trazido pelo diretor Daniel, representante do sindicato na Fenasps, as informações e a repercussão da Mesa Nacional de Negociação Permanente, ocorrida ontem (10/04), com o governo federal.
Informes
Daniel relatou uma mudança de postura por parte do governo, retirando toda a discussão de reajuste salarial da mesa geral, remetendo a discussão salarial às mesas específicas (por carreiras).
Ele também relatou a condição apresentada pelo governo de que só abriria mesas especificas se não houvesse greve, o que pegou muito mal no conjunto do funcionalismo, inclusive do ponto de vista político – já que esse governo representa os trabalhadores – PT). Isso significa um ataque por parte do governo, visto que a greve muda a correlação de forças, e gera pressão num momento de negociação.
O diretor também informou que governo se compromete a partir de maio (ou retroativo a maio) o reajuste nos benefícios de vale alimentação, auxílio-creche e per capita de saúde, bem como abertura das mesas (até 31 de julho), desde que o acordo seja assinado pelas categorias. Entretanto, não estabelece prazo para conclusão das mesas.
De acordo com o diretor, teríamos menos de um mês para processo de negociação em função do prazo (31/08) para projeto de lei orçamentária do ano que vem que deve ser encaminhado ao Congresso Nacional para votação.
Também foi colocado que em nenhum momento o governo se comprometeu em enviar ao Congresso o Acordo proposto na MNNP, somente que o Acordo seria repassado à Casa Civil.
O entendimento do SindisprevRS é que a categoria precisa continuar firme na posição de Estado de Greve. De modo geral, o governo só mudou essa postura e avançou para possibilidade de negociar por categoria em razão dos movimentos de greve, principalmente no setor da educação. E uma forte mobilização do INSS pode significar, sim, um problema para o governo, principalmente porque estamos em ano eleitoral e o setor dos trabalhadores é “peça chave” para o governo.
Por fim, foi informado que amanhã (12/04) terá reunião do Fonasefe, para debater a proposta do governo. E sábado (13/04) reunião da direção da Fenasps, ás 14h.

Encaminhamentos
Nos encaminhamentos da reunião foi referendado pela categoria, através de votação, a organização de um calendário de ações que foram propostas durante a reunião de ativistas do INSS do Rio Grande do Sul, ocorrida no último 9 de abril no SindisprevRS:
1. Aprovado a realização de reuniões na Regionais de forma híbrida com calendário já divulgado
2. Ampliar a mobilização nas redes socias
3. Confecção de materiais gráficos para mobilização
4. Definido que o Comando de Greve será toda quinta-feira, às 18h.

Reuniões de mobilização nas regionais do SindisprevRS, confira a agenda:
13/04: Pelotas
20/04: Santa Maria – Passo Fundo
27/04: Ijuí
04/05: Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Litoral.
*As datas dessas reuniões podem sofrer alterações de acordo com as necessidades.