SindisprevRS participa de seminário sobre impactos da PEC 55 no SUS

Nesta quarta-feira(16), o SindisprevRS participou de uma ação unificada entre estudantes e trabalhadores, contra a PEC 55 (ex-241), em apoio às lutas da classe trabalhadora e às ocupações. Promovido pelo FÓRUM EM DEFESA DO SUS-RS,  o seminário discutiu “A PEC 55 e os impactos do SUS”, além de realizar uma plenária de preparação para o próximo período de lutas e para o Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. A atividade ocorreu no Barracão de Greve da ASSUFRGS, no campus central da UFRGS, em frente a FACED, atualmente em luta e ocupada, com amplo apoio e participação de entidades, movimentos sociais e estudantis.

Conforme a organização, no debate ficou clara a grande ofensiva neoliberal e de reorganização do capital, onde a decisão política tomada pelo governo golpista e subserviente ao imperialismo tira da classe trabalhadora para garantir lucro e poder à classe dominante, cabendo aos movimentos fortalecer as lutas e resistir aos ataques.

Também foi definida uma agenda de mobilização junto a outros movimentos e o calendário de lutas do Fórum em Defesa do SUS:

17/11:

16:00: Abraçasso à Escola de Saúde Pública: Contra o desmonte da ESP  e contra o PL 181/16. Local: ESP

17:30: Reunião da Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Local: SIMPA

25, 26 e 27/11:

Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, em Goiânia.

25/11:

Mobilização contra PEC 241 / Greve Geral: Agenda do dia ainda não divulgada

29/11:

Primeiro turno de votação da PEC 55 no Senado;

Caravana à Brasília das Centrais Sindicais, Entidades, movimentos sociais e estudantis;

Agenda de mobilização nos Estados ainda não divulgada.

07/12:

Conselho Nacional de Saúde – debate nas Assembleias Legislativas nos Estados sobre a PEC 241 e organização da marcha em defesa do SUS

10/12:

Atividade Cultural do OcupaSUS no viaduto do Broklin (na avenida Loureiro da Silva)

13/12:

Segundo turno de votação da PEC 55 no Senado;

Agenda de mobilização nos Estados ainda não divulgada