TRABALHADORES DO INSS DEBATEM PRESENTE E FUTURO DA CATEGORIA

No último sábado, 03 de março, trabalhadores do INSS reuniram-se em assembleia realizada no SINDISPREV/RS para discutir o cenário atual e o futuro da categoria. O processo de reestruturação da carreira combinada com a reforma da previdência tem gerado preocupação aos servidores públicos, que atualmente convivem com a precarização do trabalho e as incertezas quanto ao futuro da categoria.

A transferência a terceiros de serviços que antes eram prerrogativas dos servidores do INSS através de acordos de cooperação com entidades privadas, a implementação do INSS digital e do teletrabalho, a simplificação das regras para aposentadoria e a extinção de benefícios previstas pela Reforma da Previdência, tem esvaziado o sentido da carreira e até mesmo das agências físicas, que já começaram a ser fechadas.

O avanço da modernização e da informatização dos serviços ao invés de vir acompanhada da melhora da qualidade de vida para os trabalhadores vem sob o risco de extinção do cargo e da latente ameaça de demissões, remoções ou colocação em disponibilidade, o que gerou diversas intervenções na plenária que levantaram dúvidas sobre qual papel terão os servidores nesse novo sistema?!

Além de servidores com longa data e aqueles que estão em início de carreira, a assembleia contou com a participação de um representante da comissão de aprovados no último concurso, que às vésperas de expirar e diante de um deficit de 19 mil servidores ainda não começaram a ser nomeados, o que faz a aumentar a precariedade do atendimento.

Todos esses fatos reforçam a leitura da conjuntura apresentada pelo sindicato, que identifica que a diretriz do governo é de não contratar mais ninguém e diluir o INSS através da privatização, terceirização e precarização dos serviços, cenário que coloca enormes desafios para a categoria. Mais do que nunca é hora de lutarmos contra o desmonte da previdência pública e social no país, de exigirmos a modernização acompanhada da valorização dos servidores e da qualidade de atendimento à população. O delicado momento que vivemos exige pensarmos saídas coletivas e muita luta!

Veja todas as fotos na assembleia no facebook do SINDISPREV/RS – link –> https://www.facebook.com/pg/sindisprevrs/photos/?tab=album&album_id=1261814593920633