51 3284-1800

SindisprevRS OF

RESISTIR E LUTAR POR SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

COMPARTILHE:

Neste 28 de abril de 2023, a instituição desta data fecha 20 anos como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, já no Brasil, a Lei nº 11.121/2005 demarca como o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Ainda que tenha ocorrido ampliação no âmbito do debate em saúde do trabalhador, mais que isso, houve muito mais luta e resistência da classe trabalhadora que buscam cotidianamente sobreviver no trabalho. A data não é comemorativa, e ressalta a urgência e importância de ações voltadas para promoção e prevenção das/dos trabalhadores em todas as esferas.

As precárias condições de trabalho no serviço público e as mudanças sucessivas e desordenadas reverberam diretamente na vida das/dos trabalhadores causando agravos à saúde como adoecimentos físico e mental. Condicionantes de todas as ordens intensificam os riscos psicossociais e escancaram a pressão por produtividade e toda precariedade dos ambientes laborais. Minimizar os acidentes e os adoecimentos no e pelo trabalho não pode se limitar como única alternativa para a nossa luta. É necessário agir nas suas causas, nos modos de gestão e fortalecer a luta no cotidiano por saúde e segurança para todas e todos trabalhadores.

A Secretaria de Saúde do Trabalhador do SindisprevRS, através de sua equipe técnica, se coloca à disposição para as demandas da categoria. Entre em contato via e-mail sst@sindisprevrs.org.br ou pelo telefone (51) 98425.6138.

 

CONTEÚDOS