Em defesa da Saúde pública, 100% estatal, de qualidade e universal na 8ª Conferência Municipal de Saúde

Na contramão das privatizações e das terceirizações, os trabalhadores e usuários do SUS debateram estratégias e propostas em defesa da Saúde pública, 100% estatal, de qualidade e universal na 8ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro aconteceu em Porto Alegre nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Salão de Atos da UFRGS.

As propostas dos governos de desmantelamento do Sistema Único de Saúde através do estrangulamento de seu financiamento não são aceitas por aqueles que necessitam dos serviços do SUS e que defendem a saúde como direito. A maioria dos cidadãos não pode pagar por planos privados impostos pelo mercado, que considera a saúde simples mercadoria, e os recursos estão sendo subfinanciados e canalizados para empresários da saúde.

Essa prática representa o desmoronamento completo do SUS e a negação da saúde como direito a ser acessado e exercido por todos e todas! O debate continua na Etapa Estadual de 24 a 26 de maio no Auditório Araújo Viana onde serão referendados os delegados para a etapa Nacional que ocorrerá de 04 a 07 de agosto na 16ª Conferência Nacional de Saúde onde estaremos reafirmando a luta em defesa da Saúde Pública!!!

O SINDISPREV/RS participou da Conferência Municipal, elegeu delegados à Estadual e levará a política do Sindicato  bem como as propostas dos servidores e usuários do SUS para referendar na  8ª Conferência Estadual de Saúde. Além disso, participa também do Fórum Estadual em defesa do SUS e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

O SUS é patrimônio de luta pelo direito à saúde!!!

Saúde não é mercadoria para servir de troca no Capital!!

Secretaria dos Trabalhadores do SUS do SindisprevRS