NOTA PÚBLICA DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS EM DEFESA DO SERVIÇO SOCIAL NO INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL – INSS

Os professores do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul manifestam por meio dessa nota pública a defesa da manutenção do Serviço Social na estrutura administrativa do INSS. Desta forma, concebem qualquer tentativa de extinguir o Serviço Social, como um meio de distanciar a politica de previdência social dos seus reais fins.

O Serviço Social, junto com os demais serviços previdenciários constitui-se num dos principais pilares de efetivação dos direitos previdenciários e seu reconhecimento legal e institucional decorre de mais de 73 anos de trabalho legitimado e reconhecido socialmente. Destaca-se a contribuição da categoria dos Assistentes Sociais da Previdência social e seu papel no contexto societário histórico e atual.

Nós professores, agentes da formação profissional e da produção do conhecimento, temos construído importantes parcerias com os Assistentes Sociais do INSS dado o papel exercido por esses profissionais no âmbito da seguridade social e desta forma resultando na ampliação do processo formativo de novos profissionais e no acesso aos direitos da população. As dimensões do trabalho profissional evidenciam a natureza e amplitude que esse trabalho
alcança para a sociabilidade humana.

Entende-se que a atitude do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ao propor no novo regimento interno para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a retirada do Serviço Social afronta a proteção social no Brasil e, consequentemente retrocede mais de 70 anos na história da politica de previdência social brasileira.

Professores do Departamento de Serviço Social da
UFRGS