Relatório da reunião de aposentados no dia 04/02/2021

Na reunião de aposentados no dia 04 de fevereiro, foi proposto ao grupo para que cada um apresentasse à secretaria de aposentado propostas para serem desenvolvidas ao longo de 2021.

Apresentamos como ação imediata uma proposta referente à renda per capita do plano de saúde que foi aceito por unanimidade, por todos os participantes. Enviaremos por e-mail para análise e encaminhamento aos parlamentares.

O colega aposentado da ANVISA, Castilhos, propôs que solicitássemos junto aos representantes do povo para dar isenção de água e luz aos servidores da união num todo, tendo em vista a pandemia.

Falamos que todos nós temos consciência de que o Brasil é um País injusto e desigual, por este motivo queríamos solicitar aos parlamentares como desejo dos aposentados, que para combater a crise e recuperar a economia no conjunto de medidas, aumentassem os tributos sobre as altas rendas, grandes patrimônios e a redução das taxas sobre as baixas rendas e pequenas empresas.

Temos também uma proposta sobre o Imposto de Renda.

Poucos sabem que os super ricos pagam proporcionalmente muito menos impostos do que os mais pobres, é por este motivo que queríamos reforçar o pedido para a correção das distorções do imposto de renda.

Revogação da isenção dos lucros e juros sobre o capital.

Elevação do limite de isenção para baixa renda, criação da nova tabela de alíquotas progressivas já!

Instituição do imposto sobre as grandes fortunas IGF para as riquezas das pessoas físicas que passam de R$ 10 milhões.

Ressaltar a importância do SUS e das pesquisas em nosso País, com aumento de verba federal para estas áreas.

PROPOSTA PARA TRABALHARMOS DURANTE O ANO:

Que possamos contar com um advogado uma vez a cada seis meses ou quando se fizer necessário para esclarecer questões que envolvam o servidor aposentado, como exemplo:

DECRETO 10.620/2021,SOBRE O REMANEJAMENTO DA FOLHA DO SERVIDOR; EXPLICAR A NÓS JURIDICAMENTE A PEC EMERGENCIAL 186/2019.

Ainda foi sugerido manter encontros virtuais, mantendo proximidade e também com a participação para tratar de assuntos atuais e pertinentes.

Além disso, foi proposto organizar manifestações de forma virtual, sob o comando da secretária executiva, com data e hora marcada, exemplo, panelaço, apagões etc.

Para finalizar, foi sugerido que assim que possível, quando todos estivermos seguros, vacinados, se a pandemia tiver acabado, fazermos uma festa para curtir uns aos outros, relaxar e celebrar a vida e honrar todos que nos deixaram neste período difícil que estamos vivendo.

OBS: Estamos encaminhando outro e-mail com as propostas aos parlamentares. E outro solicitando para a primeira quinzena de março uma live com os advogados do SindisprevRS.