Reunião debateu as políticas de privatização que rondam os hospitais públicos e universitários

A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde realizou reunião plenária nos dias 10 e 11 de junho, em Brasília, para debater sobre as políticas de privatizações que rondam novamente os Hospitais Públicos e Universitários, como o hospital Presidente Vargas – que volta ser alvo dessas políticas pelo Prefeito Marchezan aqui em Porto Alegre. A plenária aprofundou o debate sobre as formas de privatização na saúde, enfatizando o fortalecimento sobre as lutas nos estados com a unidade dos fóruns.

Foi proposta a composição de um Grupo de Trabalho para estudo sobre a EBESRH, indicando FASUBRA, ANDES e FENASPS para compor o GT. Além disso, discutir também a atuação nos conselhos de saúde. Para a próxima reunião virtual, ficou encaminhado ver a lei das terceirizações, fazer nota de apoio e participação do ato público na UFAL e no HU em Alagoas. A Frente irá participar da reunião com a direção central, em Brasília, como apoio a Valeria, sobre a intervenção da direção central da EBESERH, ferindo a autonomia da reitoria na Universidade UFAL, por conta da exoneração da superintendente do Hospital Universitário de Alagoas.

Também foi realizado o debate sobre a atuação nos movimentos e pela não criminalização dos movimentos sociais. Foram propostas duas notas contra a ação truculenta da polícia nos atos públicos. E decidido manter nossas bandeiras de luta pelo FORA TEMER e NÃO ÀS REFORMAS. Está para ser definida a data do seminário da Frente, previsto para o mês de outubro.

A nossa luta é todo dia, Saúde não é mercadoria!