No dia 05 de março de 2022, o SindisprevRS realizou reunião de mobilização estadual em Porto Alegre, com objetivo de discutir entre os colegas do INSS, Saúde e Trabalho no RS o calendário de mobilização por reajuste salarial de 19,99%, com greve programada para março, junto à jornada de luta dos servidores públicos federais.
A participação no evento foi híbrida, com parte dos servidores presencialmente e parte acompanhando online. A discussão iniciou-se com as falas de abertura dos diretores Zé Campos e Alcieres Cardoso e, após, abriram-se as inscrições. Os colegas destacaram a deterioração dos salários sem reajuste há 5 anos, as jornadas exaustivas e a sobrecarga, a precarização do trabalho durante a pandemia, o avanço do trabalho remoto sem condições adequadas e o fechamento de agências do INSS, MT e unidades de saúde.
Discutiu-se formas de mobilização junto aos colegas na atual situação do país e do trabalho, em que é cada vez mais difícil para a população acessar os serviços públicos que são indispensáveis para a garantia dos seus direitos e cada vez mais desafiador para os servidores prestarem um serviço de qualidade.
A luta, desta forma, segue com os seguintes eixos principais: por reposição salarial de 19,99%, condições de trabalho e em defesa do serviço público.
Calendário:
>>> Operação excelência: reduzir a produtividade para 80% com objetivo de pressionar e mostrar nossa insatisfação;
>>> Assembleia Geral do SindisprevRS 07/03 às 19h. PARTICIPE PELO LINK: http://tiny.cc/AssGeralSindisprevRS / Senha: 030953.
Ou presencial na sede do sindicato em Porto Alegre;
>>> 09/03: Dia Nacional de Paralisação;
>>> Indicativo de Greve em março.