Saúde do servidor público em debate no segundo dia do Encontro Estadual

O servidor público foi o principal tema do segundo dia do Encontro Estadual da Saúde do Trabalhador. Na Mesa 2 do encontro, tivemos a presença do Prof. Doutor Paulo Antônio Oliveira, da Profa. Dra. Jussara Mendes e da Profa. Dra. Carmen Giongo. Os principais assuntos foram vigilância em saúde, políticas públicas no sistema de proteção social, e sofrimento social. Coordenando a mesa, estavam os diretores do SindisprevRS Glaucio Rodrigues e Carmen Fosh.

De acordo com a Profa. Dra. Jussara Mendes, o servidor público, em meio ao desmonte, fica sem autonomia para exercer suas funções, pois depende de como o Estado vai demandar seu trabalho. “A população busca os serviços públicos para garantir a manutenção da vida em momento de vulnerabilidade, como doença, desemprego. E o servidor fica entre o rochedo e o mar. Ouve as demandas, que lhe causam sofrimento, e, ao mesmo tempo, está sem a menor condição de resolver”, aponta a doutora.

A Profa. Dra. Carmen Giongo falou sobre o sofrimento social em decorrência de acidentes de trabalho, situando a precarização da saúde do trabalhador. Trouxe à tona o desastre da empresa Vale na cidade de Brumadinho, provavelmente o maior acidente de trabalho da história do Brasil. A Profa. relatou a experiência que viveu ao prestar apoio à comunidade de Brumadinho durante a tragédia, e emocionou a todos com o relato de uma mãe que pedia justiça e culpabilizava a ganância pelo lucro pela devastação das vidas daquele local.

O Prof. Doutor Paulo Antônio Oliveira, em sua fala, resgatou a importância dos trabalhadores e sindicato estarem unidos para construírem a resistência. De acordo com ele, é a partir da construção cotidiana de diálogo nos locais de trabalho e junto da comunidade e mobilizações que teremos força para enfrentar o período.