SINDISPREV-RS na luta no Dia Nacional da Consciência Negra

Porto Alegre – No dia 17 de novembro, na sede do SINDISPREV-RS, aconteceu o Seminário "120 anos de abolição – O que mudou?", em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Gênero e Raça.

consc_negra_2008_semin.jpg

Cerca de 100 pessoas participaram da atividade, que teve como palestrantes Reginete Bispo, Tania, Dr. Luis Coronel, diretor geral do Hospital São Pedro, Lenir de Souza do Sindsprev-RJ, que abordou o tema sobre a Juventude Negra e as Drogas e Rapper Dogg, cineasta e rapper, que apresentou seu filme "A Maldição da Pedra" e depois falou sobre o perigo do avanço da droga entre os jovens.

consc_negra_2008_marcha.jpg

Na quinta-feira, 20 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, foi realizada em Porto Alegre a II Marcha Zumbi dos Palmares.
A Marcha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o racismo, que mesmo depois de 120 anos da abolição da escravatura, continua muito freqüente no nosso cotidiano. Entre os últimos fatos que foram à mídia está a briga na torcida do Grêmio, que, em uma atitude racista, resultou em dois torcedores feridos a bala.
Centenas de pessoas, entre sindicatos, movimentos sociais e demais instituições da sociedade civil organizada, além de portoalegrenses que passavam pelo Largo Glênio Peres – local do concetração da marcha – participaram da atividade.
Antes do início da Marcha, foram realizadas apresentações de grupos de dança e recital de poesia.
O SINDISPREV-RS estava presente na Marcha que se fez o trajeto do Largo Glênio Peres até o Largo Zumbi dos Palmares.