Comunicado de Greve Sanitária – Ofício Circular nº 009/2021 – SINDISPREVRS

O SindisprevRS encaminhou hoje (09) um ofício à Presidência do INSS destacando a gravíssima situação da pandemia no Rio Grande do Sul, a falta de comprovação do cumprimento dos protocolos sanitários nas unidades e a coerção para pactuação por metas. A partir disso, reivindica da Presidência do órgão:

a) Trabalho remoto para todos os servidores que não estão em atividades essenciais, sem necessidade de pactuação por meta ou qualquer alteração nas relações de trabalho;

b) Para atividades consideradas essenciais, que sejam adotadas formas alternativas de atendimento, turno reduzido, revezamento e outras (a serem construídas com participação dos servidores);

c) Atribuir aos chefes das unidades a fiscalização e garantia do uso de EPIs e EPCs por trabalhadores e usuários, sob pena de responsabilização;

d) Permissão para o sindicato realizar vistoria técnica em qualquer unidade do INSS.

Leia o ofício na íntegra: Ofício Circular nº 009-2021 – Comunicado de Greve Sanitária (assinado).pdf

Além disso, tendo em vista as notícias de não cumprimento dos protocolos sanitários nas unidades do INSS, o SindisprevRS, também através de ofício, reiterou o pedido à Gerência Executiva do estado do Rio Grande do Sul, para que informe o procedimento a ser adotado pelo sindicato para a realização de vistoria técnica nas unidades, nos termos da Portaria 962/PRES-INSS, de 20 de setembro de 2020. Foi requerido que as gerências executivas prestem a informação, impreterivelmente, até esta quarta-feira, 10 de março, sob pena das medidas pertinentes.

Leia o ofício na íntegra: Ofício nº 010-2021 – Solicitação de vistoria nas agências (1).pdf