Greve Sanitária do INSS em defesa da vida – não ao retorno às agências no dia 08/09!

Desde que iniciou-se o trabalho remoto em decorrência da pandemia, a Presidência do INSS propõe sistematicamente de forma leviana e irresponsável o retorno do atendimento presencial: sem garantir protocolo de saúde implantável, equipamentos de proteção individual e coletiva adequados ou planejamento seguro para a reabertura gradual.

Por isso, nós, servidores do INSS do Rio Grande do Sul, conforme deliberado na assembleia do dia 13 de agosto de 2020, nos unimos ao movimento nacional de servidores do Seguro Social e médicos peritos do INSS, e reafirmamos que não nos reapresentaremos nas APS enquanto a pandemia não estiver sob controle, mantendo o trabalho remoto.

O risco de as unidades se tornarem focos de contaminação pela Covid-19 são iminentes, por conta da falta de estrutura sanitária. O caos é anunciado, tendo em vista que os usuários do INSS são majoritariamente grupo de risco (idosos e doentes), bem como os servidores do INSS, cuja importante parcela tem idade avançada e não poderá retornar ao atendimento presencial em meio ao agravamento da pandemia.

Reivindicamos da Presidência do INSS a garantia de segurança à saúde de trabalhadores e usuários frente ao estado de emergência que enfrentamos, e uma postura previdente em relação às vidas. Da mesma forma, exigimos que seja facilitado o acesso da população aos benefícios previdenciários e assistenciais durante a pandemia, como propõe o Projeto de Lei 3862/2020, desenvolvido pelo SindisprevRS e servidores.

Estamos mobilizados e mobilizando nossos colegas a aderirem à Greve Sanitária, dando continuidade ao trabalho remoto a partir do dia 08 de setembro, próxima segunda-feira, momento em que está previsto o retorno interno ao trabalho presencial.

>>> Na manhã deste sábado, dia 5, haverá uma assembleia virtual, quando será organizada a Greve Sanitária no Rio Grande do Sul e serão deliberadas as orientações para a categoria. Inscreva-se através do link http://bit.ly/inscricoesassembleiaINSS e participe!