Ministro Barroso decide Suspender o Piso Nacional da Enfermagem

O SINDISPREV/RS lamenta a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, em suspender o piso salarial nacional da enfermagem, conquistado depois de muita luta no início de agosto, por meio da sanção presidencial.

Essa medida causou indignação geral nas categorias que estão se organizando para definir estratégias de resistência, pois mesmo temporária já prejudica os trabalhadores e trabalhadoras que tanto defenderam a vida.

Essa decisão acaba favorecendo o pleito do empresariado que mais lucrou na pandemia. É injustificável a argumentação do ministro, que não levou em consideração os debates realizados no Congresso Nacional, onde se provou o impacto financeiro e o custeio.

A Lei 14.434/22 é constitucional, não podemos aceitar que a ADI posta pela Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que tiveram lucros exorbitantes durante a pandemia, vença essa nossa luta.

Viva o SUS, viva os trabalhadores da Saúde!