Relato | Reunião de Aposentados (29/08)

Reunião dos aposentados discute arcabouço fiscal do governo e a importância de participação no VI Encontro dos Aposentados

Na reunião dos aposentados, realizada na sede do Sindisprevrs (dia 29/08), o diretor Thiago Manfroi de Oliveira foi convidado para apresentar um panorama da situação do funcionalismo público e atualizar os presentes sobre as lutas da categoria diante do atual arcabouço fiscal e das divergências em torno da FENASPS. Foram discutidas as limitações ao incremento remuneratório previstas pelas projeções do governo e a falta de apoio e sintonia da FENASPS no sentido de reivindicar as causas dos servidores.
Durante o encontro, inicialmente ocorreu a leitura da ata, para atualizar os presentes sobre o encontro anterior, seguida por uma breve demonstração de exercícios para o bem estar, conduzida pela diretora Rosani Martiny. Então, foi chamado à mesa Thiago Manfroi, que fez uma explanação para esclarecer os desafios enfrentados pelos servidores públicos, especialmente em vista da proposta de Arcabouço Fiscal e o quanto pode ser nocivo às pautas urgentes defendidas pelo sindicato.
Dando prosseguimento ao evento, passou-se a palavra para a diretora Ana Lago, que ressaltou a luta dos servidores, a importância da participação no VI Encontro dos Aposentados e a falta de representação da FENASPS. A necessidade de engajamento aumenta pois a federação não se mostra interessada em levar adiante as pautas reivindicadas por nós, transparecendo certa condescendência a atitudes do governo contrárias aos direitos dos trabalhadores da categoria.
Por fim, foi destacada a jornada de lutas dos profissionais da saúde, com a necessidade de se lutar pela reestruturação da carreira e o reajuste salarial. Manifestou-se indignação geral pela proposta do governo ao destinar o orçamento 1.5 bilhão para a categoria do Executivo Federal, valor que não corresponde nem a 1% de reposição com relação ao abandono dos últimos anos.
Seguem abaixo as fotos do evento.