SINDISPREV-RS atua para coibir possível assédio de gestores que cobram inscrição no Mapeamento de Conhecimento do INSS

Diretoria de Gestão de Pessoas reafirma que participação no teste é voluntária e que o objetivo é subsidiar a elaboração de políticas de capacitação.

Nos últimos dias, os servidores do INSS têm demonstrado preocupação a respeito de uma informação que circula em grupos de WhatsApp, aventando que a participação no Mapeamento de Conhecimento elaborada pelo órgão teria caráter obrigatório.

Frente a isso, a própria direção do INSS divulgou informativo salientando que a participação dos servidores nesta iniciativa é voluntária, conforme está expresso no próprio edital.

Contudo, mesmo após o esclarecimento da direção do INSS, continuam chegado reclamações de servidores no sindicato, informando que há gerentes tentando impor aos servidores que se inscrevam para a realização do teste, inclusive utilizando-se de ameaças de punição.

Na tentativa de sanar o problema, o SINDISPREV-RS entrou em contato diretamente com a Diretora de Gestão de Pessoas, Eva Lorena Alves dos Santos, que reafirmou o caráter voluntário da participação neste levantamento.

Segundo Eva Lorena, o objetivo do Mapeamento de Conhecimento é aferir a capacitação técnica dos servidores do INSS para embasar a elaboração de políticas de capacitação do órgão, não tendo, portanto, qualquer finalidade de avaliação de desempenho ou punição aos servidores.

A Diretora de Gestão de Pessoas se comprometeu, ainda, em reforçar junto aos servidores e aos próprios gestores que a participação do Mapeamento de Conhecimento é voluntaria, afim de afastar quaisquer casos de assédio que venham acontecendo a este respeito.

O SINDISPREV-RS orienta que os servidores que sofrerem pressão ou ameaças a respeito da inscrição do Mapeamento de Conhecimento entrem em contato com o sindicato para termos registro dos casos e adotarmos as medidas necessárias para coibir essa prática.